Campo Grande, 16 de Outubro de 2011
Escola Estadual Adventor Divino De Almeida
Aluna: Thaynara S. Dantas Moreira
Série: 2° ano/ Turma: A
Professor: Celso
Matéria: História
Assunto: Guerras Napoleônicas
Foi justamente a essa altura da revolução, ameaçada pela instabilidade da fase Jacobinista, que o general Napoleão Bonaparte teve grande destaque e pouco tempo depois, simbolizou o avanço das idéias de liberdade igualdade e fratenidade.
O chefe político-militar da França deu enfâse ao seu ambicioso projeto: Transformar o país em uma grande econômia.
Entre 1806 e 1807, Napoleão derrotou a Quarta Coligação com as vitórias obtidas em Friedland, Iena e Eylau. A aparente indestrubilidade do exército napoleônico acabou estabelecendo a aliança com os russos, após a assinatura do Tratado de Tilsit. Logo depois de dominar os países ibéricos.
Gradualmente, as forças francesas deram seus primeiros sinais de instabelidade mediante as revoltas populares. Nesse mesmo período, ignorado a aliança firmada com os franceses, o czar russo Alexandre I abriu os portos de seu país para as embarcações inglesas.
Guerras Napoleônicas é a designação do conflito armado que se estendeu de 1799 a 1815, opondo a quase totalidade das nações da Europa a Napoleão Bonaparte, herdeiro da Revolução Francesa e ditador militar.
Napoleão chegou ao poder como 1 °Cônsul (1799) vindo a ser coroado imperador da França, em 1804, sob o título de Napoleão I. A partir de 1807 conduziu o governo sem atender aos Corpos Legislativos e com características autoritárias, imperiais e expansionistas.
As guerras, a princípio localizadas como conflitos entre soberanos, tornaram-se guerras nacionais a partir da resistência popular de Espanha e Portugal (Guerra Peninsular) aos invasores napoleónicos. Com o apoio da Grã-Bretanha, as nações europeias, derrotadas em sucessivas coligações, acabaram por se impor a Napoleão na Batalha de Waterloo (1815).
Bibliografia:
• http://guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerras-napoleonicas.htm
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Napole%C3%B3nicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário